Livrarias focadas em um único assunto - arte e gastronomia, por exemplo - podem ser a definição de paraíso para quem gosta de se perder entre livros ou tem interesses específicos. Veja este roteiro que preparei com dicas de estabelecimentos como estes ao redor do mundo.

Por Sheila Train

Exageros à parte, é aquela sensação de que se não encontrar o que procura em um lugar destes é porque o que se busca não existe! Às vezes, nem você tem a clara ideia do que procura e a grande aventura, então, é o prazer da descoberta. Deveriam existir muitos locais assim pelas cidades mundo afora, mas encontrar algumas boas livrarias já é motivo suficiente para alegria. Eis algumas dicas:

GASTRONOMIA
Book for Cook - Londres
Localizada em Notting Hill, essa livraria (na foto, no alto do post) é um destino conhecido dos  amantes da gastronomia. Além de uma extensa seleção de livros culinários, o estabelecimento organiza eventos como aulas de culinária sobre os pratos dos livros à venda, e também administra um agradável café no local.

Endereço: 4 Blenheim Cres, London W11
Fecha aos domingos e segundas e nos demais dias funciona das 10h às 18h.

Librairie Gourmande - Paris
É difícil não pensar em comida em Paris. Então, vale a pena conhecer a Librairie Gourmande, focada em gastronomia e vinhos, com venda de livros novos e antigos. Fundada em 1985 - e hoje localizada entre o 1º e 2º arrondissement -, é considerada a mais completa e especializada no assunto na Cidade Luz, com mais de 20 mil títulos. Tem até um andar inteiro dedicado aos livros sobre doces.

Endereço: 96, rue Montmartre, Paris (aberto de terça a sábado, das 11h às 19h).
http://www.librairiegourmande.fr


Librairie Gourmandé, Paris.


ARTE
LO/A – Paris
Livros, revistas e fanzines sobre arte, moda, fotografia, catálogos de exposições, contracultura e outros temas contemporâneos relacionados ao mundo das artes. A loja física na rue Notre Dame fechou no começo de 2016, mas os livros estão disponíveis pela internet, com versão do site também em inglês.

www.libraryofarts.com/


LO/A, em Paris.


Estúdio Madalena – São Paulo
Em uma viela na Vila Madalena, o Estúdio é um espaço que abriga workshops, exposições e uma pequena área reservada para comercialização de livros sobre fotografia, de autores nacionais e internacionais.

Endereço: Rua Faisão, 82, Vila Madalena, São Paulo (aberto de segunda a sexta das 11h às 20h).
http://estudiomadalena.com.br/livraria/


Livraria Madalena, São Paulo.


Yorick – Madrid
A livraria é referência para os amantes de teatro e dança. São mais de 7 mil títulos, a maioria em espanhol, que vão de técnicas de interpretação, criação, teoria teatral e também peças. Fundada em 2001, ainda tem vendas online.

Endereço: Calle Valencia, 21 – Madrid
http://www.libreriayorick.com/teatro/


Livraria Yorick, Madrid.


VIAGEM
Palavra de Viajante - Lisboa
Essa pequena livraria fica em frente à uma residência de Fernando Pessoa e ainda conta com um café. Nas prateleiras, livros de viagem, guias, mapas e acessórios.

Endereço: Rua de São Bento, 34 – Lisboa (aberto de terça a sábado, das 10h às 14 e das 15h às 19h).
http://palavra-de-viajante.pt/


Livraria Palavra do Viajante, em Lisboa.


Libros de Turismo – Buenos Aires
Também pequena, esta livraria especializada em livros de viagens existe há mais de 25 anos e está localizada no bairro da Recoleta, com um equipe afinada neste universo.

Endereço: Calle Paraguay, 2457, Buenos Aires (aberto de segunda a sexta das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 13h). 
http://www.librosdeturismo.com.ar/

MISTÉRIO
The Mysterious Book – NY
Com 36 anos, é considerada a mais antiga livraria especializada em romances policiais e de mistério nos Estados Unidos. Localizada em Tribeca, a loja tem desde os clássicos, como as mais variadas edições das coleções de Sherlock Holmes, a lançamentos, edições limitadas e livros infanto-juvenis, além de raridades.

Endereço: 58 Warren Street, New York (aberto de segunda a sábado, das 11h às 19h)
http://www.mysteriousbookshop.com/


The Mysterious Bookshop, NY.


Hammett Krimibuchhandlung – Berlim
O nome gigantesco contrasta com a pequena livraria especializada em livros de crime e mistério, incluindo uma área de sebo. Há títulos em inglês e alemão, com um staff atencioso, sempre pronto a ajudar você a escolher o seu livro. Vale a visita se estiver passeando por Kreusberg.

Endereço: 27 Friesenstrasse, Berlim
http://www.hammett-krimis.de/



Hammett, em Berlim.

Sheila Train
Author: Sheila Train

Sheila Train é jornalista e escritora. Gosta de escrever sobre livros, teatro, viagens e cultura pop. Atua na Vieira e Train Comunicação (www.vieiraetrain.com), onde cria sites e produz conteúdo sob medida para empresas, agências e mídia. Blogs www.wayway.com.br e www.cozinharetro.com.br.


Bespoke.Life

*
 

redes sociais