Primeira impressão: ela é realmente a que fica? Pesquisas científicas revelam que o cérebro humano  registra em menos de 5 segundos uma primeira impressão de alguém. Isso reforça a importância de se apresentar bem em qualquer circunstância.

Por Carol Palhares 

O dado científico revela o porquê deveremos nos preocupar com este tema. Ele nos ajuda a  perceber que sua imagem vale tanto e, na maioria das vezes, até mais do que o seu conteúdo.

O que realmente se passa na cabeça das pessoas quando conhecem alguém novo? O que eles reparam? O que eles estão pensando? Se você soubesse, você teria uma ideia melhor da impressão que você causa ou provoca nos outros.

A primeira impressão é a nossa primeira e, em algumas vezes, a única oportunidade de mostrarmos quem somos. E, muitas vezes, é a nossa última chance .

Essa é uma das razões pelas quais uma primeira impressão é tão crucial no sentido de como os outros vão ler sua imagem e ir além, ao ponto de quererem saber melhor sobre você.

O que talvez não saiba é que nem sempre você se perceba como os outros te percebem. A percepcão dos outros pode ser bem diferente daquilo que você é, de acordo com a maneira de se apresentar.

As pessoas geralmente se vêem menos interessantes e menos atraentes do que a realidade. Milhões de pessoas são inseguras pois não sabem se estão adequadas em sua maneira de vestir, no seu jeito de falar ou no conteúdo em que se comunicam. Explica-se então o porquê de alguns trabalharem a favor de melhorar o seu jeito de ser e a sua apresentação.

Você pode estar pensando: "Ok, eu posso fazer algumas mudanças na maneira em como eu me apresento para causar uma boa impressão, mas devo realmente me preocupar com isso? Eu conheço pessoas novas, mas eu sou quem eu sou. Eu não quero me mudar. Meus amigos e colegas gostam de mim como eu sou….”

Você deve sim se preocupar pois a razão mais importante para entender a primeira impressão que você causa é que pode não acontecer de refletir quem você realmente é. Pessoas novas não têm ficado tempo suficiente com você e ainda não te amam pelas suas qualidades, e vão imediatamente formar uma opinião baseada numa informação limitada, de acordo com a sua linguagem corporal (postura), o seu estilo de conversa e, principalmente, pelo jeito de se vestir.

Preocupando-se em se apresentar melhor em todas as maneiras (comunicação verbal e não verbal) as pessoas podem responder para você mais positivamente facilitanto a sua comunicação, tornando-se mais confiante sob novas situações.

Você ganha controle para desenvolver melhor os seus relacionamentos. E investindo neste desenvolvimento os seus objetivos de vida podem facilmente serem alcançados. Poderá receber propostas do emprego que tanto sonha, construir mais relacionamentos, ser mais popular, ser mais valorizado, ser preparado para assumir na empresa em que trabalha um cargo mais alto e, dentre tantos outros benefícios para a sua vida, estabelecer uma relação com um parceiro(a) a ponto de se casarem.

Por fim, o mais importante de tudo isso: o cérebro humano constrói imagens difíceis de serem desmontadas posteriormente, ou seja, sempre que não se dá o devido valor de que a imagem é 90% (quase tudo), você coloca a perder grandes chances em sua vida.

Espero que, enquanto não posso fazer com que você leia pensamentos, eu tenha conseguido provocar, de alguma maneira, com que você se preocupe realmente com a imagem que anda construindo sobre você mesmo, e que com certeza as pessoas estão diariamente, e o tempo todo, processando informações sobre o outro indivíduo.

Finalizo este texto te perguntando: Você têm controle sobre a imagem que está passando para o mundo?

 

Carol Palhares

Carol Palhares é dona de um bom gosto e um senso estético professional únicos. Especialista em gestão de imagem, ela é formada em Arquitetura e Urbanismo, e coleciona cursos de aperfeiçoamento nas áreas de cool hunting, história da arte, moda, beleza e planejamento de coleções. No exterior, Carol estudou no Institute de La Mode e fez uma especialização em visagismo (ministrado por uma das maiores autoridades do assunto no mundo, Claude Julliard), ambos na França.

Sua atuação como gestora de imagem foca em projetos personalizados, extraindo o melhor da personalidade de pessoas e residências na hora de se criar um novo estilo, único e completo, para o cliente.


Bespoke.Life

*
 

redes sociais