Quando se pensa em parques “must see” para visitar em todo o mundo, com certeza, Yosemite Park estará na lista de praticamente todos os viajantes esportivos e aventureiros em geral. No imaginário popular, essa esplendorosa reserva no vale californiano é a morada dos ursos. 

Por Christian Kittler

É a magia da Califórnia, poucos lugares conseguem projetar na mente paisagens e referências tão distintas. Acredite, a fama procede, o Parque Yosemite é indescritivelmente belo, simplesmente um espetáculo da natureza. As imponentes montanhas da Serra Nevada, o paredão El Capitan, o pico Half Dome, a cachoeira Yosemite Falls*, uma das maiores do mundo com 739 metros, são apenas os atrativos mais famosos. E, claro, a estrela maior, os cerca de 500 ursos que habitam o local.
Criado em 1864 pelo presidente Abraham Lincoln, e patrimônio da Unesco desde 1984, Yosemite inspirou no mundo o conceito de “parque nacional”, com áreas de preservação ambiental. Cerca de 95% do parque é considerada área de natureza selvagem. Localizado no centro-leste da Califórnia,
com aproximadamente três mil km2, o Parque é um dos mais visitados nos Estados Unidos, recebendo cerca de 4 milhões de visitantes anualmente para percorrer suas trilhas e contemplar paisagens únicas.
Yosemite Park, na Califórnia (EUA)O vale no qual o parque está inserido por si só já é um espetáculo. Com cerca de 11 km de comprimento por 1.5 km de largura é rodeado por penhascos esculpidos há muitas eras pelo Rio Merced. Ao Norte do vale está o famoso paredão de monólito El Capitan, com 900 metros e sonho de quase todo alpinista. Mas não precisa gostar de escaladas radicais para sentir a majestade da pedra, há uma trilha para ser percorrida caminhando, próxima da Yosemite Falls.
Com seu formato distinto, o Half Dome é outro símbolo do parque e inspira aventureiros e esportistas de todos os tipos a contemplarem seu esplendor. Para chegar ao topo é preciso preparo físico e logístico, já que pode levar o dia todo e é fundamental condições meteorológicas adequadas. Mas as imagens do topo são icônicas. Para quem ficar na base, o Lake Mirror* é um dos principais atrativos, mais precisamente, a trilha de aproximadamente 3 km para se chegar a ele, que vale a caminhada.
Se a ideia é contemplar o vale de cima, não há lugar igual ao Glacier Point*, que pode ser acessado de carro. Há uma trilha de arrepiar (pela beleza) que parte do Glacier e segue até o vale em apenas 6.5 km (4 miles), cortando as montanhas.
Além das atrações mundialmente famosas, percorrer o parque proporciona um contato muito diverso com a natureza, com trilhas, riachos, cachoeiras, bosque de sequoias gigantes e muitos animais silvestres que podem ser avistados. Um piquenique nos arredores do lindo Tenaya Lake é uma ótima sugestão para relaxar e desfrutar da beleza e tranquilidade do parque. Há também pequenos museus e uma galeria com os trabalhos do fotógrafo Ansel Adams, famoso por seus registros do parque. Descobrir os encantos do Yosemite Park é um roteiro 5 estrelas para a 7Sherpas, pois agrega viagem esportiva, contato com a natureza e experiências únicas. Se quiser saber mais sobre o parque Pergunte ao Sherpa! 

www.7sherpas.com

Christian Kittler

Christian Kittler é fundador da 7sherpas (www.7sherpas.com), um apaixonado por esportes desde criança e sempre fez deste hobby o seu trabalho. Já praticou competitivamente Vela, Tênis e, atualmente, é Triathleta, sendo 10x Ironman finisher.


Bespoke.Life

*
 

redes sociais