São inúmeros os motivos que levam turistas para a cidade de San Diego, na Costa Oeste da Califórnia, entre eles, os mais de 100km de praias, as paisagens incríveis do deserto, das montanhas e dos parques e reservas naturais, o clima ameno na maior parte do ano, o agito da noite californiana e, é claro, as dezenas de cervejarias artesanais (craft brewery) espalhadas pela região 

Tradição Americana.

A produção de cervejas artesanais tem uma base forte e tradicional nos Estados Unidos, desde a chegada dos primeiros colonos. Com a determinação da lei seca de 1920, a produção da bebida chegou a ser interrompida. Apenas cerca de 50 anos depois, com a legalização da produção alcoólica, o consumo de cerveja se popularizou. Hoje, a estimativa é de que existam aproximadamente 1,2 milhões de cervejeiros artesanais no País, um mercado que movimentou 22,3 bilhões de dólares em 2015.

 Algumas das principais microcervejarias (ou cervejarias artesanais) estão na Califórnia, mais precisamente em San Diego, onde é possível encontrar das mais caseiras produções até grandes empresas, com rótulos à venda em diversos estabelecimentos.  Por esse motivo, a cidade se tornou referência quando o assunto é cerveja e, por ali, os americanos já a consideram a "capital americana da cerveja artesanal". O sucesso se estende para os renomados restaurantes da cidade, que costumam elaborar menus harmonizados não só com vinhos, mas também com cervejas especiais.  

 Algumas das principais e mais bacanas cervejarias de San Diego estão localizadas na região Norte, ao longo da Highway 78. Nesta área, são mais de 15 cervejarias, com ambientes cuidadosamente preparados para degustações de bebidas de primeira linha, muitas das quais premiadas pela World Beer Cup. 

 A maioria das cervejarias de San Diego possui estabelecimentos completos, com estrutura de restaurantes e muito democráticos, aceitando crianças e, algumas, até animais. Algumas são rústicas, outras mais charmosas, mas todas são apropriadas para longas visitas e degustações.

 Das mais de 85 microcervejarias espalhadas pela cidade, selecionamos algumas que merecem destaque: 

Coronado Brewing Co.

A cervejaria é dona de um dos mais premiados rótulos, comercializado em todo o país. Porém, apesar da fama, não perdeu a essência de empresa familiar. Fundada em1996, possui hoje mais de 30 rótulos, dos quais 25 estão disponíveis para degustação.

Stone Brewing

Uma das maiores cervejarias artesanais dos Estados Unidos, duas vezes presente na lista das melhores cervejas do mundo de todos os tempos (BeerAdvocate). Em San Diego, as degustações são feitas no World Bistrô and Garden, espaço a céu aberto para relaxar e provar um menu delicioso recheado de ótimas cervejas.

Pizza Port Brewing Company

Prepare-se para um ambiente informal, super movimentado e repleto de vibe californiana. A descolada pizzaria deu origem a cervejaria que hoje conta com diversos pontos de degustação em San Diego. Dependendo do local escolhido, as opções podem passar dos 50 rótulos!

Karl Strauss Brewing

Uma das mais tradicionais de San Diego (desde 1989) e também, uma das responsáveis pela febre da produção da bebida nos EUA, possui 10 estabelecimentos na Califórnia, sendo três deles em San Diego. No Tasting Room & Beer Garden a degustação inclui cerca de 20 tipos de cervejas produzidos no local.

AleSmith Brewing

Posicionada entre as 10 melhores do mundo segundo o "The Top Brewers In The World 2015" e inspirada nas bebidas seculares da Grã-Bretanha e da Escócia, oferece rótulos servidos na pressão e não em garrafas.

Ballast Point Brewing

A queridinha do paladar brasileiro possui dois rótulos na World Beer Cup 2016: a Pumpkin Down e a Piper-Down, uma Irish-Style Red Ale. São 4 estabelecimentos em San Diego, mas a grande estrela é a fábrica, situada em meio a uma região industrial local.

Amplified Ale Works

Das duas localizações em San Diego, vale a pena optar pelo estabelecimento de Pacific Beach. O visual da praia nesta badalada região casa perfeitamente com a sessão de degustação dos 16 rótulos da marca, todos com teor reduzido de glúten. A estrela da casa é a Whammy Bar Wheat, cerveja de trigo American Style, ouro no World Beer Cup. 

Border X Brewing

São 14 rótulos de pura cerveja artesanal mexicana. Sim, a influência pela proximidade com a fronteira é grande. Entre os grandes destaques estão a Blood Saison, com toques de hibisco e agave, e a Stout, com base de chocolate Abuelita's.

Fall Brewing Co.

Mais um ouro no World Beer Cup, dessa vez na categoria Strong Beer envelhecida em barril de madeira: Bourbon Barrel Aged Jinx Remover. Food trucks costumam estacionar na porta da cervejaria oferecendo opções diversas que harmonizam com os 17 rótulos servidos no local.

Mike Hess Brewing Co.

Mike Hess costumava produzir cerveja em casa quando decidiu fundar a Cervejaria Artesanal que transformou sua paixão em profissão, há mais de 15 anos. Hoje, são nove rótulos disponíveis e alguns prêmios para ostentar, entre eles, o ouro na categoria German-Style Kolsch para a Claritas. 

Quer conhecer as Cervejarias de San Diego de BIKE? 

A 7sherpas desenhou um tour exclusivo de bike em San Diego com degustações em algumas destas famosas cervejarias artesanais. O tour está previsto para os meses de Março, Maio e Julho e tem duração de 6 dias. Se preferir, consulte os sherpas e customize sua viagem (vantagens especiais para grupos a partir de 8 pessoas!). Clique aqui para saber mais.

Christian Kittler

Christian Kittler é fundador da 7sherpas (www.7sherpas.com), um apaixonado por esportes desde criança e sempre fez deste hobby o seu trabalho. Já praticou competitivamente Vela, Tênis e, atualmente, é Triathleta, sendo 10x Ironman finisher.


Bespoke.Life

*
 

redes sociais