Para aumentar a vida útil dos livros, é preciso organizá-los de modo funcional e mantê-los sempre limpos. A Bespoke Life, especialista em organização de casa, dá algumas dicas

Organizar a biblioteca pode ser um desafio maior do que realmente parece. Como dispor os livros de forma que possam ser localizados com facilidade? E mantê-los em bom estado por mais tempo? Estas são algumas das razões que levam as pessoas, como o casal Bruno Astuto e Sandro Barros, a contratar a Bespoke Life para organizar a biblioteca da casa.

Já falamos algumas vezes sobre a diferença entre arrumar e organizar. No caso dos livros, arrumá-los é colocá-los em uma estante, por exemplo, lado a lado. Organizar é uma ação um pouco mais complexa: é dispor os livros de forma funcional e prática, em que seja possível manter a organização planejada depois, no dia a dia. Além disso, a falta de cuidado com livros pode também acarretar em aparecimento de pragas, como o cupim, que destroem tudo.

Veja algumas dicas da Bespoke Life para organizar a sua biblioteca.

  • Analise os livros e guarde apenas o que julgar necessário. Encaminhe o restante para doação ou venda.
  • Mande para a restauração livros desgastados.
  • O local de armazenamento dos livros deve ser seco e arejado.
  • Estantes abertas acumulam mais sujeira, mas facilitam a ventilação, evitando a proliferação de fungos.
  • Deixe à mão as obras que você consulta com mais frequência.
  • Se quiser tirar um pouco da aparência de biblioteca tradicional, intercale os livros com alguns objetos de decoração. Apoiadores de livros são uma ótima alternativa, devido à dupla função: evitar que os livros tombem e decorar o ambiente.
  • Para quebrar a monotonia, disponha livros na vertical e na horizontal.
  • Limpe as obras e as estantes periodicamente. Assim, você mantém os livros em bom estado por mais tempo.

Lembre-se: além de uma fonte de conhecimento, os livros compõem a decoração da casa. Cuide deles com carinho!

Bespoke.Life

*
 

redes sociais