A Bespoke Life ajuda a escolher por onde começar a desintoxicar a casa, trazendo mais fluidez e organização.

Para saber por qual cômodo começar a organização de uma casa, uma boa dica é avaliar qual é o ambiente que a família mais utiliza. Em geral, esse espaço é o que possui mais objetos e demanda mais regras de organização para evitar que a bagunça tome conta.

Em residências, este espaço costuma ser a sala de estar ou cozinha, caso sejam espaçosas e comportem uma confortável mesa para refeições e outras atividades. Por serem locais utilizados por mais de uma pessoa, os critérios para organizá-los precisam ser simples. Para isso, é interessante classificar os itens de acordo com a forma de uso e separar tudo o que não tem utilidade.

Esta é inclusive uma boa oportunidade para fazer o bem e contribuir para a circulação de energia no universo. Aproveite a oportunidade para fazer doações, enviar para reciclagem ou mesmo jogar fora. Eliminar tudo o que não tem utilidade de um ambiente já faz uma imensa diferença, principalmente em ambientes pequenos.

Feito o Detox do espaço “principal” da casa é chegado o momento de partir para a organização dos ambientes mais íntimos da casa: closets e quartos. Aqui vale seguir o mesmo critério de organização, onde deve ser eliminado tudo que não é utilizado há mais de seis meses e o que é essencial deve ser classificado e reorganizado.

Nesses espaços, é necessário dar especial atenção às gavetas e caixas, em que geralmente há mais objetos esquecidos, sem necessidade de serem mantidos. É incrível a quantidade de peças supérfluas que as pessoas acumulam sem perceber.

Além de organizar os objetos espalhados pela residência vale também ver se todos os móveis utilizados na decoração são de fato necessários. Muitas vezes um móvel posicionado em um lugar inadequado pode dificultar a funcionalidade de um cômodo e fazer com que as pessoas não o usem o tanto que poderiam.

Após, aplicar a metodologia de Detox em todos os ambientes da casa é essencial criar maneiras para manter a fluência dos espaços. E uma boa dica para isso é criar o hábito de arrumar um pouco todos os dias, assim a organização fica fácil. Praticar Detox é praticamente uma reeducação das famílias e, certamente, quando essa dinâmica for naturalmente incorporada todos sentiram os benefícios dessa mudança.

Bespoke.Life

*
 

redes sociais