O famoso Whitney Museum of American Art foi fundado em 1931 pela colecionadora e escultora Gertrude Vanderbilt Whitney e é uma das grandes referências culturais dos Estados Unidos. Agora, ele está de casa nova.
Por Daniela Seve Duvivier
A nova sede fica em um edifício lindo entre o High Line e o rio Hudson, no distrito do Meatpacking, em Manhattan. O novo prédio demorou 4 anos para ser construído e foi projetado pelo renomado arquiteto Renzo Piano. O Whitney, uma das primeiras instituições dedicadas à arte nacional norte-americana, ganhou uma nova cara e um projeto que busca fazer uma releitura de identidade em suas obras de arte.
O novo projeto conta com galerias de exposição maiores, um auditório, escritórios administrativos centralizados, um restaurante – Untitled, do chef Michael Anthony – e um centro de estudos, pesquisa e conservação.
Além das novidades, o diferencial deste projeto é a sua transparência e leveza, inserindo-o ao contexto em que foi implantando e tornando a arquitetura parte integrante do espaço de convívio urbano.
O acervo do Whitney Museum percorre a evolução da arte norte-americana nos últimos 100 anos e inclusive alguns quadros ícones da Pop Art e de artistas como Andy Warhol, Edward Hopper e O’Keeffe.
A exposição "A América é difícil de ver" - que leva o nome de um poema de Robert Frost - com 650 obras de 400 artistas, conta a história da arte americana do ano de 1900 até o presente. Cerca de um quarto das obras expostas nunca foram vistas.
O museu é um convite aos espectadores visitarem as suas obras, suas exposições, sua arquitetura e a bela vista para o rio Hudson.
SERVIÇO:
Gansevort St, 99 NY
10014
MeatPacking District