Na Medicina, a síndrome da desarmonia corporal é conhecida como um conjunto de alterações estéticas que interferem na aparência corporal de uma pessoa. Entenda quais são os fatores que interferem neste processo.

Por Dr. Guilherme Corradi Elias

Entre os interferentes estão: gordura localizada, a celulite e a flacidez. Esta última pode estar presente apenas na pele ou também nos músculos ou nas duas estruturas, ocorrência mais comum. 

A celulite, as alterações da gordura corporal (excesso de peso, excesso de gordura, gordura localizada e gordura regionalizada) e as alterações musculares (Tônus e Massa), têm um papel na Desarmonia Corporal, com intensidades diversas para cada paciente e devem ser juntas tratadas, mas de uma maneira personalizada, com um programa de tratamento elaborado para cada paciente. Assim toda a composição corporal, que realmente determina a forma corporal deve ser considerada na manutenção e recuperação da Harmonia Corporal.

Os  Componentes da Síndrome de Desarmonia Corporal

Celulite:

A Celulite, cujo nome  é Lipodistrofia Ginóide, não é só excesso de gordura, é uma gordura alterada, que tem edema (água), e que sofre a influência dos hormônios femininos, mesmo normais. É uma das maiores queixas dos pacientes que nos procuram  para recuperação da forma corporal. Suas causas são multifatoriais.

Alterações da Gordura Corporal:

O excesso de gordura pode se manifestar de 4 formas, isoladamente ou associadas:

1- Excesso de peso: o paciente tem peso acima do normal que se reflete de maneira diferente dependendo da quantidade de músculo que o paciente tem. Ele pode ter excesso de peso e de gordura com massa muscular normal ou aumentada, ou excesso de peso e de gordura, com massa muscular diminuída, que é a pior situação possível.

2- Excesso de Gordura na Composição Corporal: o paciente tem uma proporção de gordura maior, quando comparado com os tecidos magros (músculos, órgãos e ossos) , isto pode ocorrer com ou sem excesso de peso. Portanto, mesmo pacientes magras, podem ter excesso de gordura na composição, com as alterações estéticas disso decorrentes e seriam as chamadas “falso-magras”.

3- Gordura Regionalizada: é a gordura que se deposita preferencialmente na região do quadril e da coxa, nas mulheres. Pode ocorrer em pessoas com excesso de peso, com peso normal, com peso baixo, e até mesmo em atletas, com pouca gordura no corpo (o que ocorre, é que o pouco de gordura que existe se encontra em um determinado lugar, na mulher geralmente no quadril e coxa). É diferente da Gordura Localizada porque não se caracteriza por uma projeção, é uma gordura distribuída homogeneamente.

4- Gordura Localizada: A Gordura Localizada é uma projeção de gordura em um determinado local, por exemplo, nos flancos (pneuzinhos) ou na barriga. Não se deve confundir a gordura localizada com as outras formas de excesso de gordura (excesso de peso, excesso de gordura na composição corporal, gordura regionalizada).

Alterações Musculares:

O que dá forma ao corpo, não é a gordura, é o músculo. Na Síndrome de Desarmonia Corporal os músculos  podem estar alterados de duas formas:

 1- Diminuição da Massa Muscular: existe uma pequena quantidade de músculos. Essa perda de massa muscular é responsável pela redução da força, aumento do risco de quedas e a lentidão nos movimentos. Dificuldade decrescente na realização das atividades diárias. Menores quantidades de músculo contribuem para diminuição da densidade óssea, aumento da incidência de diabetes, menor capacidade aeróbica e diminuição do metabolismo basal.

2- Atonia: o músculo está presente em boa quantidade, mas está flácido.

O Tratamento Combinado da Síndrome de Desarmonia Corporal

Como as alterações da Síndrome de Desarmonia Corporal são diversas, o tratamento também deve ser direcionado para cada uma das alterações. Assim, realizamos um tratamento combinado onde à maioria dos métodos pode ser utilizada, mas de uma maneira personalizada para cada paciente.

A Síndrome de Desarmonia Corporal
Alteração Tratamento
Celulite
Celulite estágios I, II, III, IV Plano alimentar personalizado
Exercícios Aeróbicos
Aplicação local de medicamentos
Drenagem Linfática
Tratamentos Complementares
Vela Shape Plus
Tripollar
Manthus
Endermoterapia
Depressões de Celulite Lipoescultura e Subcisão
Alterações da Gordura Corporal Primeiramente vamos identificar a causa do excesso de peso em uma consulta médica. Na consulta o médico irá diagnosticar através de exames físico e exames complementares (alguns realizados na própria clínica e outros em laboratórios especializados) se a causa do excesso de peso é consequência de algum distúrbio emocional, metabólico ou hábitos alimentares irregulares. O grande diferencial da Clínica Guilherme Corradi é a personalização no tratamento de cada cliente. A partir do diagnóstico inicial até as orientações de manutenção ao longo das diferentes etapas do tratamento tudo é feito de forma individualizada.
Excesso de Peso
Excesso de Gordura na Composição Corporal
Gordura Localizada e Gordura Regionalizada A Clínica Guilherme Corradi tem um programa de emagrecimento diferenciado. O paciente é monitorado semanalmente. Em uma consulta médica minuciosa, reuniremos informações importantes como antecedentes familiares, IMC (índice de massa corpórea), problemas de saúde e medidas corporais que, junto aos exames solicitados, fornecerão diretrizes indicativas do tratamento que melhor atenda suas necessidades e expectativas. Um mix de procedimentos que vai desde a aplicação de enzimas lipolíticas, que quebram as cadeias de gordura, transformando-as em micropartículas que serão eliminadas facilmente pelas vias naturais até as consultas nutricionais com dietas personalizadas, além da possibilidade de uso de medicamentos manipulados, que além de restabelecer a harmonia do seu organismo, aceleram a queima da gordura. Tudo isso acompanhado de um ganho extra de energia e disposição.
Tratamentos Complementares
I-Lipo
Manthus
Tripollar
Criolipólise
Alterações Musculares
Flacidez Muscular e Perda de Massa Muscular

A história da medicina do esporte começa na Grécia antiga e vai até o futuro próximo no Brasil. Naquela época, no início, os atletas consumiam enormes quantidade de carnes logo antes da competição com o objetivo do aumento da força e massa muscular, hoje a  medicina no esporte evoluiu muito para prolongar a vida do esportista ou atleta, melhorar a performance e rendimento de atletas profissionais e amadores. A adequação de nutrientes e hormônios em quantidade, qualidade e harmonia, influência muito na capacidade de rendimento físico do esportista.  Componentes do programa da medicina esportiva:
- Plano alimentar personalizado

- Suplementos esportivos

- Terapia hormonal (quando clinicamente e laboratorialmente indicado)
- Plano de exercício simplificado

- Prescrição de medicação (quando indicado)

- Acompanhamento das mudanças físicas e laboratoriais do paciente
Suporte da Equipe da Clínica Guilherme Corradi (horário comercial) de dúvidas por email e/ou telefone (este suporte não visa substituir a consulta médica somente útil para pequenas dúvidas).
- Avaliação Física Corporal na Medicina do Esporte.

 

 

Dr. Guilherme Corradi Elias

Dr. Guilherme Corradi Elias é médico do Esporte pela UNIFESP e pós-graduado em Dermatologia (FPS-SP), em Medicina e Tratamento Hormonal pela International Hormone Society (EUA) e em Medicina Estética pela Union de Medicine Estetique (França). Tricologista pela Sociedade Brasileira de Cabelo. Em seu consultório em São Paulo, atua com Medicina do Esporte, com tratamentos modernos e com comprovação científica e resultados rápidos e seguros para aqueles que buscam emagrecimento, ganho de massa muscular e melhora da performance física, ou que usam a atividade física como meio para melhorar a saúde e o corpo. Atuação também em Dermatologia Estética e Tricologia.


Bespoke.Life

*
 

redes sociais