A paixão por Nova York fez nascer um guia muito especial sobre lugares escondidos e não-turísticos que são verdadeiros tesouros na cidade. Dicas que vou compartilhar aqui no portal com vocês.

Por Fernanda Paronetto

Eu sempre sonhei em morar em Nova York, desde a época que me formei na escola e falei que pós faculdade eu iria para NY fazer uma pós ou um MBA. As coisas não aconteceram como imaginei pois um trabalho levou ao outro, você começa a namorar e fica “presa” para realizar sonhos que nem sempre convergem com o sonho do seu parceiro, eu sou muito apegada a minha família…enfim, em janeiro de 2014 me deu um estalo e decidi que ia me mudar para NY. Montei um projeto incrível para a empresa que trabalhava em SP para abrirmos um braço da minha área em NY.

"New York is the meeting place of the people, the only city where you can hardly find a typical American.” - Djuna Barnes

O trabalho foi muito elogiado mas a ideia morreu quando a empresa disse que 6 meses era o tempo máximo para realizar o meu trabalho e eu tinha um prazo meu de no mínimo 2 anos. Em abril de 2014 fui passar a Páscoa em NY com a minha irmã, que na época morava em Londres. Enquanto eu comia um incrível Pierogie, uma comida tipíca polonesa no Dziupla, um restaurante recém aberto em Williamsburg, eu decidi que realmente me mudaria e iria atrás do visto sozinha. Resumindo uma longa história, depois de finalizar as incansáveis 780 páginas para a petição do meu Visto, deu tudo certo e me mudei para NY em abril deste ano com um visto de trabalho!

Eu sempre fui apaixonada pela cidade e comecei, antes da viagem com a minha irmã e com a ajuda de amigos meus nova iorquinos e amigos expatriados que moram na cidade, um Instagram chamado @BehindTheScenesNYC. O objetivo era simples: mostrar os melhores lugares, eventos, hotéis, passeios, etc de NY, onde você NÃO encontra turistas, ou seja, conhecer Nova York através dos olhos dos verdadeiros Nova Yorquinos! Queria mostra para todos que Nova York é muito mais do que apenas a pequena-grande ilha de Manhattan. O estado é riquíssimo, os passeios Up State são deliciosos e fáceis de chegar, desde o Storm King Art Center - museu ao ar livre com enormes instalações de arte contemporânea, até vinícolas como a Wölffer Estate Vineyard com degustações e cursos de vinho, música ao vivo e até aulas de ioga nos gramados da vinícola.

Os melhores lugares, em qualquer parte do mundo (no meu ponto de vista, claro!), são aqueles que ninguém conhece, muitas vezes tem uma decoração simplesinha, é pequeno e escondido, difícil de chegar, o dono é o próprio cozinheiro e sua esposa te recepciona na chegada. Eu amo lugares assim e, por incrível que pareça, NY tem várias opções de lugares neste estilo.


Sou suspeita para falar do Brooklyn, pois eu moro aqui e sou apaixonada por tudo que tem a ver com a comunidade local dos queridos Brooklynites (nascidos no Brooklyn há gerações). Hoje ando pelo bairro e vou cumprimentando todos na rua - uma cultura que não se vê tanto em Manhattan. Dos lugares bacanas próximo da onde moro, Fort Greene, adoro o Café Paulette onde o dono, um francês chamado Lionel, atende você na mesa e deu o nome do restaurante em homenagem a sua avó materna; o Madiba é um restaurante/bar Africano bem agitado e disputado; o Fort Greene Park é uma delicia para caminhar, descansar e point para tomar sol no verão; aos sábados acontece um feirinha de comidas orgânicas e venda de outras coisas como flores, pães e até chapéus, canecas e vasos de barro. É frequentado pelos vizinhos que são na maior parte jovens casais e famílias. O Fort Greene Flee também acontece aos sábados e é um mercado de pulgas com tudo que pode imaginar: brinquedos, roupas, sábados, móveis feitos a mão incríveis, bikes, vinil, muita coisa antiga/vintage e comidinhas locais - fico horas lá toda vez que vou, e saio cheia de novidades para minha casa! A última coisa que comprei foi uma camera fotográfica manual super antiga dos anos 50, da marca Argus - fundada em 1936 em Michigan.

A cidade toda é sem dúvida muito dinâmica, com novidades surgindo todos os dias em cada cantinho dos 5 boroughs - Manhattan, Brooklyn, Queens, The Bronx e Staten Island - e você realmente se sente dentro de um filme, como Ryan Adams já disse:

"When I’m in New York, I just want to walk down the street and feel this thing, like I’m in a movie." Ryan Adams

Depois de carimbar os principais pontos turísticos da cidade, que são vários, você pode começar a explorar este lado mais secreto da cidade e sem dúvida, um dos mais lindos!

Os pontos turísticos importantíssimo são: Central Park, Estátua da Liberdade, Empire State Building, One World Trade Center, Bryant Park, museus como o MET, o MoMa, o Guggenheim, andar pela 5a Avenida e pela Madison vendo as lindas lojas, parar no Rockefeller Center para um café no Bouchon Bakery, entrar na St. Patrick's Cathedral, se perder nas ruas do SoHo, ver a grandiosidade do Madison Square Park…e a lista continua. Uma loucura!

Os meus lugares prediletos hoje são: andar pelo West Village com várias lojinhas, cafés e restaurantes deliciosos, ver a cena de graffiti espalhados pela cidade e ir para Bushwick (novo bairro cool para músicos e artistas - agora que os turistas já descobriram Williamsburg), passear por Cobble Hill e Carrol Gardens no Brooklyn, adoro minha corrida matinal de Fort Greene para Williamsburg beirando o East River e vendo o Skyline de Manhattan…sem dúvida, esta lista é ainda maior!

Nova York é uma cidade linda, apaixonante, dinâmica, cheio de vida, amor, prosperidade…eu sempre brinco com as pessoa que falam que é um lugar muito louco, e explico: “Trate a cidade bem, e você será recebido de braços abertos, trate-a mal e você será chutado para fora para nunca mais voltar.” 

Have fun in NYC e estarei aqui passando minhas dicas da cidade para quem estiver com o coração aberto para conhecer Nova York com outros olhos!   

"There is something in the New York air that makes sleep useless". Simone Beauvoir

Fernanda Paronetto

A Fê Paronetto compartilhará as melhores dicas de Nova York aqui no site! Sua empresa, @BehindTheScenesNYC começou com o objetivo de contar um pouco sobre os melhores lugares de NY (e os mais escondidos), através dos olhos de verdadeiros Nova Yorquinos, e longe da cena turística da cidade! Oferece guias personalizados e visitas guiadas para quem quiser desbravar a cidade de uma maneira diferente! Formada em Administração de empresas, ela já trabalhou em empresas como: Kimberly Clark, Vogue Brasil, Quintessentially e seu último trabalho antes de se mudar para NY foi no Grupo Jereissati (a.k.a. Iguatemi). 


Bespoke.Life

*
 

redes sociais