Em Paris, bar Wine by One propõe aos clientes degustar a bebida de forma prática, moderna e sem rituais. Um conceito que usa a tecnologia para facilitar a vida de quem adora a bebida, mas não é necessariamente um expert no assunto.

Por Aureliana Paula

Entre tantos produtores de vinho e regiões conceituadas ao redor do planeta, degustar vinho na França pode ser às vezes uma experiência intimidante.  Todos esperam de você um certo conhecimento sobre o assunto e há sempre todo um ritual para se beber o vinho. Por isso compartilho com vocês um lugar que amei descobrir: o bar Wine by One.
Um conceito único e divertido na experiência de degustação de vinho, muito diferente dos demais bares a vinho habituais. No Wine by One, os apreciadores da bebida tem acesso direto a mais de 100 garrafas do mundo inteiro, de uma forma autônoma: basta pegar sua taça e se servir direto nas máquinas de distribuição, cuja temperatura é devidamente controlada.
Fachada do novo bar em Paris
Aqui os tradicionais rituais de degustação do vinho cederam seu espaço habitual para a tecnologia. Tabela de volumes na taçaFunciona assim: você adquiri um cartão Wine By One, magnético e personalizado, e carrega o chip com a quantidade de crédito que desejar. Em seguida, você acessa as máquinas para se auto servir e, a cada taça carregada, o valor anunciado no aparelho é debitado de seu cartão.

As garrafas de vinho são apresentadas como em uma grande biblioteca e ficam acessíveis a todos. Uma vez que você escolheu o seu vinho, é necessário escolher qual dos três volumes você quer: "Impressão" (3 cl), "Tentação" (6 cl) e "Sensação" (12 cl). Difícil escolha!

É possível, também, depois da sua degustação, comprar a garrafa do(s) vinho(s) que mais lhe agradou. Como tudo ali é automatizado, no lugar de um sommelier rondando os clientes, há os “Pad Wine”, tablets fixados nas paredes com todas as informações necessárias para você aprender mais sobre o que está bebendo.

Segundo o criador do bar, Stéphane Girard, com quem conversei no local, as pessoas vêm aqui para degustar vinhos em uma atmosfera que é ao mesmo tempo elegante e amigável. Em clima de happy hour, frios e queijos podem ser servidos para acompanhar. Girard me explica que as seleções de vinho para degustação mudam todo mês. Nas geladeiras, encontramos desde vinhos de produtores independentes aos grandes clássicos, todos a preços razoáveis.
O 'Pad Wine'
Para terminar, o dono do lugar ainda comanda um curso em inglês ou francês, de 60 minutos de duração, aos interessados em desmistificar a tal experiência de se beber vinho em um país com tamanha tradição no tema como a França. O nome do curso é audacioso: "Como se tornar um Wine Expert em uma hora”. Curioso, não?

Serviço
Wine by One

Endereço 1: 27 rue de Marignan, 75008 (perto da Champs Elysée)
Endereço 2: 9 rue des Capucines, 75001 (entre Madeleine e Opera)

www.winebyone.com

 

 



Stéphane Girard, criador do bar

Aureliana Paula

Publicitaria durante 10 anos em São Paulo, Aureliana Paula foi para Paris para fazer um mestrado e ficou. Formada em Turismo cultural pela Sorbonne, ela criou uma conciergerie para brasileiros em Paris, Parci Parla, www.parciparla.com.br


Bespoke.Life

*
 

redes sociais