Reservar um tempo para ouvir um colega de trabalho, sua mulher ou para brincar com seu filho revela o valor que atribuímos a essa pessoa. Entenda a importância de como administrar bem o seu tempo em prol de mais qualidade de vida.

Por Sheila Train

“Fazer as pazes com o tempo é fazer as pazes com a vida”, diz o americano Roger Merrill, administrador de empresas, especialista quando o assunto é planejamento de horários e autor, em parceria com a esposa, Rebecca, do livro Questões Fundamentais da Vida (ed. Sextante), que já vendeu 15 mil exemplares no Brasil.
Aos 61 anos, sete filhos e 18 netos, Merrill defende que lidar bem com o tempo é agir segundo valores e princípios éticos em vez de reagir a tudo o que vem em nossa direção com uma etiqueta de urgência pendurada. Pondere sobre o que ele diz.

CREDIBILIDADE NA AGENDA
“Um dos valores que me ajudam a definir prioridades é a relação de confiança com as pessoas”, afirma Merrill. “Exemplo: sua filha de 13 anos tem uma apresentação na escola às 16 horas e você está programado para ir. Mas às 14 horas um cliente pede uma reunião urgente. Se a relação com sua filha é baseada na confiança, você pode abrir o jogo, dizer que aconteceu um imprevisto e terá de faltar à apresentação dela. Agora, se você sempre dá uma desculpa, perde a credibilidade. E todo mundo perde: ela sofre, você se culpa e a reunião pode ser ruim.”

PRIORIDADE NO TRABALHO
Com tantas tarefas por fazer, é fácil se confundir entre o que é urgente e o que pode esperar. Na dúvida, lembre: “O funcionário tem responsabilidade para usar seu tempo honrada e honestamente. A empresa não pode administrar o tempo para o indivíduo. É ele quem precisa ter claro o que é pago para fazer e fazer isso bem feito”, frisa Merrill.

PARA ESTICAR O TEMPO
“Dedique cinco minutos a alguma atividade que facilite o dia seguinte. Olhe ainda para a semana à frente e dispense alguns minutos se planejando. Pense quais são suas responsabilidades e os papéis a desempenhar – pai, filho, marido, amigo. Faça uma lista e coloque na parede, na geladeira, onde quiser”, ensina o administrador. Mas também é preciso haver flexibilidade caso não seja possível executar tudo. “A honestidade de saber que tentou já ajuda”, conclui.

Quão preciso é o seu relógio? Provavelmente, não tão preciso quanto um relógio de raio de césio, que mede tempo até a fração de 1/9.192.631.700 de segundo – a freqüência em que certos átomos absorvem e emitem radiação. Em outras palavras, este é o tempo que Deus colocou dentro dessa parte da natureza. Isso é que é precisão!

No Centro Goddard de Vôos Espaciais, da Nasa, nos Estados Unidos, os cientistas têm um quadro em que previram todos os eclipses desde cerca de 2000 a.C. até 3000 d.C. Em outras palavras, o tempo que Deus colocou nesse aspecto da natureza é tão preciso que podemos saber não só quando aconteceram os eclipses passados mas quando também acontecerão os futuros.

Bespoke.Life

*
 

redes sociais