Dizer que temos um país do coração pode soar piegas. Mas é exatamente isso que o Nepal fez comigo depois de minha última visita ao país, onde fui conhecer o reino Mustang, um lugar misterioso aos pés dos Himalaias.

Por Raquel Coelho
 
Já havíamos feito expedições anteriores pelo Nepal, passando sempre por Katmandu, cujo fascínio não daria para explicar em poucas palavras. Desta vez, planejamos uma incursão mais profunda no Nepal, decidimos explorar o Mustang - "The  Kingdom of Mustang" -, um reino independente dentro do Nepal e que foi extinto em 2008.
A região demanda uma logística um pouco mais complexa, já que exige visto especial, mas vale a pena por tratar-se de uma dos poucos lugares onde ainda se preserva a tradicional cultura budista tibetana, dada sua situação geográfica próxima à fronteira do Tibet. Remota e menos aberta para grupos de trekking, a região é ainda pouco contaminada por turistas. E foi neste lugar magnifico e particular que nos aventuramos por 30 dias.
As montanhas pontiagudas do MustangA natureza é fantástica: campos virgens, animais selvagens, paisagens pontuadas por monastérios  que nos impressionavam pela beleza e simplicidade. Tão antigos, alguns do século VII, com afrescos de Buda, sem falar nos últimos nômades autênticos do Nepal. 
Grutas com templos interiores, que escalávamos para ter acesso, guardavam segredos extraordinários. Eram manuscritos e relíquias sagradas, intocadas ainda, muito material para ser descoberto, avaliado e catalogado por historiadores. A região é montanhosa, com rochas vermelhas e pontudas que vez por outra surgem no horizonte desértico. Há montanhas altas também, como o Dhaulagiri, a sétima montanha mais alta do mundo, com seus picos acima de oito mil metros.
A capital do reino onde vive o rei chama-se Lo Manthang e foi por lá que acampamos, na beirada dos muros da cidade fortificada. A grande surpresa aconteceu certa manhã, quando nos deparamos na porta do camp o próprio rei passeando com seu cachorro. Foi sensacional e enriquecedora a experiência pelo Mustang. Exploração, beleza, mistério e encantamento, o Reino Mustang é para mim um dos cantos mais fascinantes dos Himalaias. Voltarei.
Vista de uma ponte suspensa
Paisagens que se descortinam
Uma experiência de vida no Nepal
Cenas do cotidiano no Mustang
Raquel Coelho

Raquel Coelho, formada em Arquitetura de Interiores, é Fotógrafa profissional, e registra em viagens ao redor do Mundo, paisagens e lugares remotos, bem como centros urbanos. Uma amostra do seu trabalho pode ser encontrada visitando seu site - raquelcoelhofotografia.com.br


Bespoke.Life

*
 

redes sociais