Acompanhe esta aventura sobre duas rodas que fizemos por entre as vinícolas do famoso vale californiano. Um cenário que já virou filme em Hollywood e ganhou até Oscar!

Por Chris Kittler

O filme em questão, Sideways, foi uma adaptação de um romance homônimo e venceu o Oscar de melhor roteiro adaptado em 2005. Foi graças a este longa que as regiões vinícolas da Califórnia ganharam fama instantânea entre os viajantes e se tornaram sinônimo de viagens ativas, para serem desbravadas em boa companhia.
As locações do filme concentraram-se no sul do estado, no Vale de Santa Ynez, próximo de Santa Barbara e cerca de 500 km distante do famosíssimo Napa Valley, ao norte. As semelhanças entre as duas áreas, contudo, estão nas belezas naturais que compõem o cenário idílico e fazem da Califórnia sinônimo de paraíso e destino de sonhos para muitos. Para quem gosta de descobrir vilarejos e contemplar paisagens sobre uma bicicleta, Napa Valley é amor à primeira vista. Explorar a região de bike é uma das viagens esportivas preferidas da 7Sherpas.

Cena de Sideways, filmado em Napa Valley

O lugar
Napa Valley é uma poderosa região vinícola situada a menos de 100 km de San Francisco. A fama mundial do local começou nos anos 70, quando alguns vinhos locais ganharam de rótulos franceses em uma competição em Paris, na França. A combinação de solo, relevo e clima é perfeita para a produção de algumas uvas, como a zinfandel, chamada de “joia californiana” e considerada patrimônio nacional, sem deixar de mencionar as lendárias uvas Chardonnay e Cabernet Sauvignon, com vinhos que consagraram o local. Atualmente, o Vale recebe mais de quatro milhões de visitantes por ano, todos em busca de bons vinhos, gastronomia sofisticada ou simplesmente para contemplar as belíssimas paisagens.
Aproximadamente 500 vinícolas estão distribuídas pelo Vale, que tem cerca de 48 km de extensão e 12 km de largura. A cidade que dá nome à região, Napa, às margens do rio de mesmo nome, é a primeira do Vale, que conta com outros pequenos vilarejos encantadores, como Yountville, com alta concentração de restaurantes conceituados – dentre eles estão as casas do famoso chef Thomas Keller, como o três estrelas do Guia Michelin “The French Laundry”, eleito duas vezes melhor restaurante do mundo (2003/2004). Mas este é só um exemplo. A gastronomia em Napa Valley é realmente um dos destaques de toda a região, com muitos bistrôs e pubs que costumam valorizar ingredientes frescos do norte da Califórnia, além dos queijos e a charcuteria artesanais.


Ciclistas desbravam os vinhedos na Califórnia
Vinícolas para se conhecer
Além de Yontville, vilarejos como Oakville ou Ruterford podem servir de base para as expedições locais. Em Oakville está situada uma das vinícolas mais importantes, a pioneira Robert Mondavi Winery, com sua propriedade repleta de obras de arte. Ruterford abriga a vinícola Inglenook, do cineasta Francis Ford Coppola, uma bela propriedade com um museu que abriga a filmografia da família. Maior cidade do local, St. Helena tem várias vinícolas conceituadas, como a Trinchero Napa Valley, e é um destino certeiro para quem quer apreciar um bom Cabernet Sauvignon local. Ao final do Vale, em Calistoga, está outra vinícola histórica, a Chateau Montelena, origem do famoso vinho Chardonnay que venceu a competição parisiense em 1976. A maioria das vinícolas é aberta gratuitamente para visitação, mas se deseja fazer degustações e conhecer melhor as propriedades é possível agendar previamente.

Desfrute da gastronomia e das paisagens da região
Para aqueles que vão desbravar a região de bike, no caminho a ser percorrido estão estradas rodeadas de muito verde, montanhas e trilhas por entre os parrerais, todas paisagens perfeitas para um bom piquenique na hora de descansar do pedal. E, seguindo a tradição local, claro, esta e toda refeição deverá ser regada com um legítimo vinho de Napa Valley! 

Saiba mais sobre como explorar Napa Valley sobre duas rodas clicando aqui. Ou visite nosso site: www.7sherpas.com

 

Christian Kittler

Christian Kittler é fundador da 7sherpas (www.7sherpas.com), um apaixonado por esportes desde criança e sempre fez deste hobby o seu trabalho. Já praticou competitivamente Vela, Tênis e, atualmente, é Triathleta, sendo 10x Ironman finisher.


Bespoke.Life

*
 

redes sociais